domingo, 29 de março de 2009

Filosofia

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

A ética é fundamental para o sucesso da empresa, o mundo cada vez mais quer ser relacionar com pessoas e empresas éticas. A empresa que não prezar por um comportamento ético, estará favorecendo o insucesso, porque os consumidores, cada vez mais estão preferindo produtos de empresas, que se preocupam com responsabilidade social e com ética.

Palavras-chave: Ética; Gestores; Empresa.


1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar o tema ética, com ênfase no comportamento ético empresarial, pois nas organizações há uma grande competitividade, grandes disputas pelo mercado, por destaque, posições, reconhecimento, prestigio, lucratividade e poder, com tudo isso, é necessário e exige do gestor um comportamento, sobretudo ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente e às leis. É necessário que o gestor tenha sensibilidade e equilíbrio no momento de tomar decisões e trabalhar a favor de resultados positivos, sem esquecer que a organização faz parte de um sistema.


2 CONCEITO DE ÉTICA

Ética é uma espécie de consciência moral, pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar. A ética é a ideologia que significa que, em vez de ação os seres humanos reúnem-se em torno de idéias e de práticas positivas de algum consenso sobre o que faz mal.

Em Filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, o comportamento ético é aquele que é considerado bom.

Existe uma confusão entre e apalavra moral e ética, a diferença entre as duas é que a moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem tendo caráter obrigatório e é adquirida pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, já a palavra ética é conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, garantindo assim o bem-estar social. (COLADAWEB, 2008).

Neste sentido, Contrim (apud TOMELIN; SIEGEL, 2004, p.84) afirma que:

Para o relativista ético, a consciência moral dos homens é a forma pelo conjunto de princípios e valores herdados de cada cultura. Assim, o conceito da consciência moral varia no tempo e no espaço. O que é virtude para um pacifista moderno pode não ter sido para um guerreiro huno. E mesmo dentro de um grupo cultural com certa homogeneidade – os cristãos, por exemplo-, a consciência muda de época para época. A igreja medieval julgava moralmente correto queimar um homem vivo na fogueira por ele ter cometido atos que hoje obviamente, não mereceriam do cristianismo essa mesma brutal condenação.

A ética é baseada nas necessidades impostas pela sociedade, tem haver com o comportamento social de uma geração de uma maioria. O que é considerado correto e ético para os dias atuais, amanha pode ser repudiado pelas gerações seguintes.


3 EVOLUÇÃO DA ÉTICA EMPRESARIAL

Nas sociedades primitivas as atividades econômicas se baseavam na troca de mercadoria, na época o conceito de lucro ou de empresa era desconhecido. Quando o conceito de lucro foi conhecido nas operações de natureza econômica, trouxe consigo uma dificuldade para a moral, visto que o lucro era originariamente considerado um acréscimo indevido, sob o ponto de vista da moralidade.

Adam Smith, na sua obra A Riqueza das Nações, conseguiu demonstrar que o lucro não é um acréscimo indevido, mas um vetor de distribuição de renda (UNIMEP, 2008).


4 ÉTICA EMPRESARIAL

Ética empresarial é mais do que não roubar, ser ético é ter princípios claros e esse é comportamento que toda entidade lucrativa deveria ter.
Uma organização que usa os princípios éticos se compromete com seriedade, para atingir o sucesso do seu cliente, respeitando as regras e princípios morais para bem estar da maioria é uma empresa que se preocupa com ética. Algumas características pode ser apontadas em empresas éticas como, transparência, iniciativa, honestidade, sigilo, prudência e imparcialidade.

Uma empresa pode deixar de ser ética, quando deixa de se aperfeiçoar e com isso deixa de contribuir com os clientes e com o mercado. Um gestor pode ser considerado pouco ético, quando tem informações, conhecimento e as sonega, deixando de contribuir com a empresa, também pode ser considerado pouco ético quando deixa de cumprir horários e compromissos.

Muitas empresas, não encontram o sucesso, porque não são éticas (WEBARTIGOS, 2008).

Neste sentido BOFF, (1997, p.90) afirma que:

A ética é como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
Na ética há o permanente e o mutável. O permanente é a necessidade do ser humano de Ter uma moradia: uma maloca indígena, uma casa no campo e um apartamento na cidade. Todos estão envolvidos com a ética, porque todos buscam uma morada permanente.

Para ser ético é necessário cultivar sempre os bons valores. A ética precisa ser uma buscada diária e requer esforço, pois ser ético é buscar o bem estar para a maioria não apenas a si próprio.


5 ÉTICA E LEI.

As normas éticas são cumpridas de acordo com os valores de cada ser humano, mas as normas jurídicas devem ser cumpridas mesmo que o individuo as considere injusta.

BRASIL. Decreto-lei n. 4.137 de setembro de 1962, alterada pela Lei n. 8.884 de Junho de 1994, reprime o abuso do poder econômico e as práticas concorrências. Esta lei aplica-se às pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, bem como a quaisquer associações de entidades ou pessoas. As diversas formas de infração da ordem econômica implicam a responsabilidade da empresa e a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores. O infrator está sujeito à pena de multa, no qual o valor varia de acordo com a gravidade da infração. (PLANALTO, 2008).

Neste sentido CAMPS (1995, p.52) afirma que:

[...]Na ética se debatem conflitos de atitudes, não de crenças... Por um lado a educação ética é uma formação do gosto e da sensibilidade, em direção a determinadas atitudes: a criação e a aquisição de um ethos, no sentido originário de ‘caráter’ e conjunto de ‘hábitos’, sem permitir que se caia na inércia do ‘habitual’. Com tal finalidade, a educação deve tender também a formar a razão autônoma, que assume a responsabilidade de deliberar, argumentar e justificar seus pontos de vista. Sem dúvida alguma, a melhor via não dogmática para se conseguir esses dois objetivos – educação de atitudes e educação na autonomia – é o exemplo; também na retórica clássica a personalidade moral do orador constituía um elemento importante para atrair a atenção e a adesão do público. O exemplo persuade do valor intrínseco a certas atitudes e a certos modos de julgar. As idéias se impõem quando se sabe defendê-las, e a defesa que revela suas próprias perplexidades e ambigüidades - e se mostra capaz de ponderar sobre elas - pode ser mais convincente que uma firme e segura declaração de princípios.

É necessário que aja uma intervenção de algo maior do que apenas princípios para que algumas regras sejam cumpridas, para que alguns limites sejam impostos é preciso à persuasão do estado.


6 FALTA DE ÉTICA EMPRESARIAL

No Brasil o percentual das empresas que se preocupam com ética é menor do que as que acham que o suborno é um habito nacional.

O sistema empresarial vem buscando cada vez mais, criar códigos éticos, para estabelecer normas dentro de uma organização, mas isso não tem sido suficiente, porque cada vez mais as pessoas são tentadas a terem atitudes antiéticas para conquistarem algum tipo de vantagem de interesse próprio, sobre processos, pessoas ou organizações (STUKART, 2007).

Neste sentido SEVERINO (1994, p. 194) afirma que:

Para que uma ação seja eticamente boa, é preciso que ela seja também politicamente boa, ou seja, que ela contribua para o aumento de justiça, entendida esta como a condição de distribuição eqüitativa dos bens materiais, culturais e “espirituais” (âmbito de dignidade humana). A gravidade de uma ação praticada contra as pessoas é diretamente proporcional as conseqüências que lhe acarreta na sua situação no contexto social, prejudicando-as no exercício de sua cidadania, degradando seu ser quer na esfera do trabalho, quer na esfera da convivência social, quer ainda na esfera de sua identidade subjetiva.

Quanto maior for o ato antiético, maiores serão as conseqüências que serão acarretadas a sociedade. As empresas e os gestores precisam aprender que agindo de forma antiética, algumas pessoas poderão ser favorecidas, mas o numero de pessoas que serão prejudicadas pode ser ainda maior.


7 CONCLUSÃO

Cada vez mais, há uma cobrança cada vez maior por parte da sociedade por transparência, tanto nos casos públicos, como no fornecimento de produtos e serviços ao mercado.

É fato que em todo meio haverá pessoas que queiram tirar proveito de alguma situação, mas é importante ter a consciência de que somos exemplos para tomar decisões e que é importante agir com ética. Ser ético é um benefício para empresa, para o gestor e para as outras pessoas envolvidas.

É preciso que o mundo empresarial e os gestores se conscientizem de que a ética empresarial é imprescindível para o seu desenvolvimento e crescimento no campo dos negócios.

Enfim a aplicação da Ética deve estar presente nas menores e relevantes atitudes e fica claro que não há maneira certa de fazer uma coisa errada.


8 REFERÊNCIAS

BOFF, Leonardo. O despertar da Águia. Petrópolis: Vozes, 1997.

CAMPS, Victoria. Ética, retórica e política. Madrid: Alianza Editorial, 1995.

COLANAWEB. Filosofia. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2008.

TOMELIN, J. F; N. SIEGEL. Filosofia. Indaial: Ed. ASSELVI, 2005.

PLANALTO. Leis. Disponível em: <>. Acesso em: 06 ago. 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

STUKART, Herbert Lowe. Ética e corrupção. Benefícios da conduta ética na vida pessoal e empresarial. São Paulo: Nobel. 2007.

UNIMEP. Cadernos de Direito. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2008.

WEBARTIGOS. Ética, ética Empresarial, Moral E Responsabilidade Social. Disponível em: <>. Acesso em: 06 ago. 2008.

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