quarta-feira, 1 de julho de 2009

Administração Dos Recursos Materiais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS

RESUMO

A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas, componentes e condicionantes, que tornam os objetivos da organização mais claros e dessa forma da a entender a onde a empresa quer chegar e quais os recursos a serem aplicados para melhor organização.

Palavras-chave: Materiais. Bens. Administração.



1 INTRODUÇÃO

Recursos são fatores da produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entre muitos que existem, iremos nesse trabalho dar ênfase a administração de recursos e materiais e patrimoniais e que podemos assim dizer que são conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final.


2 ADMINISTRACÃO DE RECURSOS

Recursos são fatores da produção, ou seja, um material necessário em processo de produção. É tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza. Os recursos administráveis são bem vastos, normalmente estão presentes nas empresas cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, financeiros ou capitais, humanos e tecnológicos.

Os recursos fazem parte do patrimônio da empresa, e são classificados de acordo com normas de nossa legislação. O patrimônio tem como julgamento a ligação de bens, valores, direitos e obrigações de uma empresa (POZO 2004, p.103).

Os recursos financeiros ou de capital estão ligados a administração econômica e a contabilidade da empresa, podem ser considerados recursos financeiros todo o dinheiro e outros ativos da organização (WIKIPEDIA).

Os recursos humanos, são os funcionários e os colaboradores da organização. Também chamamos de recursos humanos a função ocupada para desenvolver e conservar os colaboradores na organização.
Os recursos tecnológicos são os recursos de informatização e automação, dessa maneira podemos citar que os principais recursos tecnológicos utilizados nas empresas, são os computadores, correios eletrônicos, acesso a internet e nas linhas de produção podemos citar, as maquinas que normalmente são constituídas de painéis eletrônicos programáveis. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.7)

3 ADMINISTRACÃO DE RECURSOS MATERIAIS

Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabados.

Materiais auxiliares, não incorporam no produto final, como por exemplo, material de escritório, que também podem ser chamados de materiais indiretos ou não-produtivos. Matéria-prima é o material que incorpora no produto final, também conhecido como materiais diretos ou produtivos. Produtos em processo, são os que estão em fase de fabricação, e podem ser identificados como materiais que estão no meio da fabrica. Produtos acabados, é o produto final que está pronto para ser comercializado. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.93-94)

Segundo Idalberto Chiavenato em Manual de Administração de Materiais. “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”.

A administração de recursos materiais tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que seja importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.

Com boa qualidade do material a empresa busca aceitação dentro e fora da empresa. Com o controle de quantidade busca suprir a necessidades da produção e evitar desperdício. Com o controle de prazo de entrega busca satisfazer as necessidades dos clientes no menor tempo possível e com o preço e condições de pagamento busca passar flexibilidade e bom atendimento (MATERIAIS CONTABILIDADE).


4 ADMINISTRACÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS

Recursos patrimoniais, é o conjunto de riquezas da empresa, são as instalações, os prédios, equipamentos e veículos da empresa. Se o a empresa for de grande porte, certamente será capaz de adquirindo e vendendo bens patrimoniais com maior freqüência. E essa transação tem inicio na assimilação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para em seguida lidar com sua conservação, manutenção.

A aquisição de bens patrimoniais ou empreendimentos, como eles também são conhecidos- como uma barragem, um novo prédio a ser construído ou uma nova fabrica – é um campo bastante especifico na administração. Denominamos esse campo de administração de empreendimentos ou administração de projetos. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.117).

Com forme a fabricação ou construção, os bens patrimoniais são qualificados em equipamentos ou então em prédios, terrenos e jazidas. Exemplos de equipamentos são: maquinas operacionais, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores e moveis (MARTINS; CAMPOS 2000, p.117).

Os bens de uma empresa podem ser também podem ser classificados como tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são os que podem ser tocados (edifício, maquinam, veículos...). O intangível é aquele que não pode ser tocado como a marca da empresa, o logotipo...


5 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de recursos é normalmente baseada em técnicas nas quais fazem parte os meios de tecnologia de manufatura que diminuem a utilização de pessoas, materiais e equipamentos, algumas dessas técnicas são:

O Just-in-time é um sistema de administração de materiais que decide que os itens devem produzido, transportado ou comprado á medida que eles vão sendo necessários na produção. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.67).

Kanban esse sistema utiliza um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. É um sistema de controle que tem como objetivo medidas de trabalho adequadas e tente a melhoria na flutuação do volume e seqüências corretas (MARTINS; CAMPOS 2000, p.69).

Seis Sigma é um conjunto de práticas para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos, é verificado uma amostra, extraída conclusões sobre o processo, se dentre 100 processos examinados 5 estiverem fora do padrão, os processos terão de ser revistos (MARTINS; CAMPOS 2000, p.69).
.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A administração de recursos é importante para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Ter uma boa organização e saber administrar esses recursos, faz com que as empresas possam ter um menor desperdício e uma melhor qualidade de produto. Recursos bem administrados geram riquezas e bons rendimentos a todos envolvidos no processo de produção.

7 REFERÊNCIAS

MARTINS, Petrônio Garcia. CAMPOS, Paulo Renato. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.

MATERIAIS CONTABILIDADE. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2009.

POZO, Hamilton. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Atlas, 2004.

WIKIPEDIA. Administração financeira. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2009.



5 comentários:

  1. Muito Bomm, esclarecedor...
    Estava precisando muito desse material não tava encontrando... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom

    Se puder me encaminhar esse artigo em word ou pdf, pois estou fazendo meu TCC com esse tema e seu material vai me ajudar muito.

    Obrigada,

    Luana
    luacris19@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde,
    Gostaria de receber este artigo se possivel....Caso queira enviar mais alguns lhe agradeço..são mt completos e no meu curso uso mt..
    Desde já Obrigado.

    fabibrunetto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, sera que você poderia me mandar este artigo no meu e-mail: rafael.bzerra28@gmail.com?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Olá visualizadores de todo o mundo, Há boas notícias para todos vocês hoje, recebam seu cartão ATM em branco que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo. Temos cartões ATM especialmente programados que podem ser usados ​​para hackear máquinas ATM, os cartões ATM podem ser usados ​​para sacar no caixa eletrônico ou furto, em lojas e POS. Distribuímos estes cartões a todos os clientes interessados ​​em todo o mundo. Distribuímos THE Blank ATM Card. Você quer ter uma vida boa, mas é ilegal, é a maneira mais fácil de ser um milionário. também possui uma técnica que torna impossível para o CCTV detectá-lo e você só pode sacar um total de $ 5000 dólares por dia em um caixa eletrônico também disponível na entrega em dinheiro. Damos até $10.000,00 a $ 1000.000,00 dólares com nossos serviços de hacking de rede. Podemos recuperar todo o seu dinheiro perdido em Bitcoins e outras moedas criptográficas, esquemas de hipotecas / imóveis e ICOs falsos em 48 horas ou menos. (Thomas Freddie Hackers) trabalhando juntos como uma equipe para rastrear e recuperar fundos dos mais difíceis SCAMMERS da internet. NOTA!! Recebemos inúmeros relatos comoventes de golpistas notórios e conseguimos recuperá-los com sucesso via contato thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Entre em contato conosco em ((Binary Recovery. University Grades.Wiping Criminal Records, FB & IG Hack, Telegram, Loads & Phone Hacking)) nos limita com seus trabalhos e permite-nos dar-lhe resultados positivos com nossas habilidades de hacking. Somos certificados e sua privacidade é 100% segura conosco. Não se preocupe mais com seus problemas financeiros, se você precisar de qualquer outro serviço de cyber hack, estamos aqui para ajudá-lo a qualquer hora, qualquer dia, então entre em contato conosco através do nosso endereço de e-mail: thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Cumprimentos
    THOMAS FREDDIE HACKERS ILIMITADOS
    Email thomasunlimitedhackers@gmail.com
    Ligar / SMS: +1 (985)465-8370
    Lema: Oferecemos os serviços mais rápidos e confiáveis

    ResponderExcluir

Direitos autorais reservados LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.